quarta-feira, 27 de junho de 2012

Selecção Nacional


Vá lá ver meus amigos, esta noite queremos ver-vos a jogar com garra e muita dignidade.
Estamos connvosco!

terça-feira, 26 de junho de 2012

A 26 de Junho


Casou-se o Rei D. Dinis com Isabel de Aragão, em 1282.
Foi registada a patente da bicicleta, em 1819.
Nasceu Pearl S. Buck, em 1892 vencedora do Nobel da Literatura.
Em 1942 nasceu o cantor Gilberto Gil.
É assinada em São Francisco a Carta das Nações Unidas que criou a ONU, em 1945.
Os Beatles lançam o álbum A Hard Day's Night nos Estados Unidos, em 1964.
É feito pela primeira vez o scan de um código de barras nos EUA para vender um pacote de gomas, em 1974.
Morreu Michel Foucault, filósofo francÊs, em 1984.
É dia de S. Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei.
E são os anos do P., que não vêm na Wikipedia, mas são o que torna este dia realmente importante :)

domingo, 24 de junho de 2012

Deolinda e Orquestra Metropolitana de Lisboa


Os Deolinda e a Orquestra Metropolitana de Lisboa ontem no CCB, aplaudidos de pé, num surpreendente concerto. 
Uma combinação fabulástica.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Joana Vasconcelos Versailles

Joana Vasconcelos é a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes, em Paris. Até dia 30 de Setembro as salas, os corredores e os jardins por onde Maria Antonieta se passeou são invadidos pelas gigantescas obras de Joana Vasconcelos, algumas das quais criadas de propósito para esta exposição. São 17 obras para serem vistas até 30 de Setembro na exposição Joana Vasconcelos Versailles.
Mas para além da exposição individual, Joana Vasconcelos leva a Paris uma embaixada da cultura portuguesa. 
As rendas do Pico (a revestir lagostas e leões), tapeçarias de Portalegre, os têxteis de Nisa, loiças de Bordalo Pinheiro, a filigrana de Viana recriada em talheres de plástico. Mariza vai cantar na inauguração da exposição, Valter Hugo Mãe escreveu o texto do catálogo, criadores portugueses vão vestir a artista e a equipa e o jantar do chef José Avillez será servido em loiça Vista Alegre.
Esta exposição é uma mostra da excelência portuguesa.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cão Azul

Este cão não ladra nem morde. Vende t-shirts originais para gente bem-disposta.
Cores, modelos e estampas aqui.
Alguns exemplares para se rirem. Adoro todos os trocadilhos com "cão"!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo António de Lisboa

Santo António de Lisboa terá nascido a 15 de Agosto de 1191, baptizado de Fernando Martins de Bulhões. Tornou-se franciscano em 1220, viajou por inúmeros lugares pregando aos povos e conviveu com o próprio Francisco de Assis. Morreu em Pádua, em Itália, a 13 de Junho de 1231 e foi canonizado no ano seguinte, pelos seus inúmeros milagres.
A seu respeito, Santo seja que nos dá um feriadozinho em Lisboa, aqui ficam algumas curiosidades.

 - Para além de mote para festas, bailaricos e sardinhadas, é considerado o santo casamenteiro. Diz a tradição que para além de lhe acenderem velinhas, as meninas que querem arranjar noivo viram o Santo de costas para a parede ou tiram das estátuas o menino Jesus que o Santo António traz ao colo e só o devolvem quando arranjam casamento. Uma espécie de chantagem beata, até a correr bem para o lado delas.

 - É também o Santo invocado que por quem quer achar coisas perdidas, a quem os devotos rezam o "responso de Santo António" até a coisa aparecer. (Não sei se resulta, mas a minha avó diz que sim :)


 - No dia da sua festa muitas Igrejas distribuem um pão abençoado, os "pãezinhos de Santo António" que deve ser guardado até ao ano seguinte, para que não falte alimento em casa.


 - A cidade de Lisboa dedica-lhe um museu, ao lado da Igreja com o seu nome, onde, segundo, a tradição, foi onde Santo António nasceu.

domingo, 10 de junho de 2012

Dia de Portugal



A minha pátria é a minha caneta de escrever. Preta.

Pedro Paixão in A rapariga errada

quarta-feira, 6 de junho de 2012

6/6


Hoje é um dia mesmo bom para fazer um mês de vida.

(alcofas lindas de Inês Nogueira, daqui)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Jubileu da Rainha


A Rainha Isabel II comemora este ano 60 anos de reinado.
É a segunda monarca britânica a celebrar um reinado de mais de 60 anos, a seguir à rainha Vitória, que ocupou o trono durante 63 anos e 7 meses, de 1837 a 1901.
Para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha, ontem, hoje e amanhã serão três dias de festa que incluem um cortejo de mil barcos no rio Tamisa, um piquenique para mais de dez mil pessoas nos jardins do Palácio de Buckingham e um concerto esta noite por onde passarão artistas britânicos para cantar os maiores êxitos dos últimos 60 anos. A bandeira de Inglaterra está em todas as janelas e os vizinhos juntam-se em festas de bairro para celebrar a efeméride.
A National Portrait Gallery exibe a exposição "A Rainha: Arte e Imagem" numa mostra de imagens da Rainha Isabel II ao longo do seu reinado, com pinturas, fotografias formais, retratos de imprensa e representações contemporâneas.
Mais que um sistema político, a monarquia inglesa é uma instituição e um símbolo deste país, que mostra estar de boa saúde e para ficar. Se eu fosse inglesa, também ia estar muito orgulhosa.
God save the Queen.

domingo, 3 de junho de 2012

Mudar de ares


Finalmente as férias.
Ver outras caras, outras pessoas, outras paisagens. Viajar para kilometros de distância e continuar a sentir-me em casa. Londres é já ali.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

As crianças


São mesmo o melhor do mundo.
Aos príncipes e princesas que já nasceram e a todos aqueles que veem a caminho, desejo que tenham sempre muitos mimos, um ninho bem acolhedor e uns pais que os ensinem a ser meninos e meninas felizes.