Santo António de Lisboa terá nascido a 15 de Agosto de 1191, baptizado de Fernando Martins de Bulhões. Tornou-se franciscano em 1220, viajou por inúmeros lugares pregando aos povos e conviveu com o próprio Francisco de Assis. Morreu em Pádua, em Itália, a 13 de Junho de 1231 e foi canonizado no ano seguinte, pelos seus inúmeros milagres.
A seu respeito, Santo seja que nos dá um feriadozinho em Lisboa, aqui ficam algumas curiosidades.
- Para além de mote para festas, bailaricos e sardinhadas, é considerado o santo casamenteiro. Diz a tradição que para além de lhe acenderem velinhas, as meninas que querem arranjar noivo viram o Santo de costas para a parede ou tiram das estátuas o menino Jesus que o Santo António traz ao colo e só o devolvem quando arranjam casamento. Uma espécie de chantagem beata, até a correr bem para o lado delas.
- No dia da sua festa muitas Igrejas distribuem um pão abençoado, os "pãezinhos de Santo António" que deve ser guardado até ao ano seguinte, para que não falte alimento em casa.
- A cidade de Lisboa dedica-lhe um museu, ao lado da Igreja com o seu nome, onde, segundo, a tradição, foi onde Santo António nasceu.
Sem comentários:
Enviar um comentário