quinta-feira, 30 de maio de 2013

A Pastilha

"João, isso faz-se?"
Deixou uma pastilha
no fecho da braguilha,
apanhou um barco
fugiu para uma ilha.
Como era do contra,
chamou-lhe Antilha.
Podia ter-lhe chamado
anti-ilha,
mas juntou as palavras com a cola da pastilha.







































Daqui, uma pechincha encontrada na Feira do Livro.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nem só de arraiolos vêm os tapetes


A Tapeçarias Ferreira de Sá é um caso de sucesso na indústria têxtil e só no ano passado o volume de exportações ascendeu aos cinco milhões de euros. Fundada em 1946, em Espinho, produz tapetes de cinco estrelas para marcas como a Dior e a Louis Vuitton.
Têm um site completo e bem construído, disponível em várias línguas e associaram-se a nomes reconhecidos para criar colecções.
Não sabemos se há um segredo para o sucesso, mas sabemos que se sabem vender.

(Obrigada A. por esta notícia que veio de longe :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como tornar-se um leitor em 10 passos

A Pó dos livros é uma livraria em Lisboa, daquelas à antiga, em que o senhor que está ao balão é o dono da loja, que sabe do que fala e ama os livros que vende. Este livreiro tem feito tudo para sobreviver à crise: criou uma zona de café, dinamiza cursos, encontros e palestras na livraria, passou a abrir ao domingo e tem uma loja vintage onde compra e vende livros usados.
Admiro a sua resiliência, divirto-me com os textos que escreve e partilho a sua paixão pelos livros.
 
Hoje, que começa a Feira do Livro de Lisboa, deixo aqui os conselhos que ele publicou há uns tempos. Para estimular quem gosta de ler e para incentivar quem ainda não descobriu este prazer.
 
1.º – Escolha uma data para começar a ler e respeite-a.

2.º – Evite começar por livros considerados literatura light, pois embora o nome seja encorajador não reflecte de todo a realidade e pode destruir a melhor das intenções.

3.º – Livre-se de todos os telemóveis, ipad, playstation, dvd e afins que tenha por perto.

4.º – Depois de começar a ler não pode parar sem, pelo menos, chegar ao fim do primeiro capítulo; deixá-lo a meio aumenta consideravelmente o risco de desistir antes mesmo de ter começado.

5.º – Para se auto-motivar, pense, muitas vezes, em todos os benefícios da leitura.

6.º – Evite a proximidade de pessoas que estão a bocejar e deitadas no sofá a ver os programas de televisão que passam em horário nobre.

7.º – Peça ajuda a um profissional - pode ser um livreiro, um editor, um professor, etc. – ou participe em fóruns e blogues da especialidade. Estas comunidades de leitores ajudá-lo-ão a integrar-se mais facilmente na sua nova realidade.

8.º – Mude de hábitos, a fim de evitar locais onde possa conviver com pessoas completamente desinteressantes.

9.º – Não faça pausas muito grandes e complemente-as com a leitura de um jornal, revista, de banda desenhada ou de uma história infantil.

10.º – Parabéns. Se chegou até aqui é porque já é quase um leitor. No entanto, evite os entusiasmos exagerados, como, por exemplo, passar a considerar-se um intelectual.
 
Boas leituras

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A art(ista)

A imagem 1 é um quadro daqui. A imagem 2, uma fotografia que encontrei por essa internet fora. A semelhança entre as duas é pura coincidência.
O processo criativo do artista deve ser de inspiração naquilo que vê e ouve à sua volta. Os que apreciam, associam a realidade à sua volta à arte que já conhecem. Ultimamente tem-me acontecido isto muitas vezes, lembrar-me de quadros que conheço em imagens, paisagens, fotografias que vou encontrando. 
Não tenho nenhum talento especial, mas apreciar e saber valorizar o talento dos outros já deve ser por si só uma qualidade.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ohwallpaper


A ohwallpaper tem um conceito simples: cria papel de parede com padrões tipicamente portugueses. Com cravos, janelas, filigrana e galos de barcelos já existem. Mas é possível personalizar os padrões com aquilo que se quiser inspirado no artesanato, na arquitectura ou na cultura portuguesa.
E faz parte da mostra dos POPs (Produtos Originais Portugueses), a decorrer no Museu de Serralves, no Porto, até 13 de Maio.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Óculos de madeira

Uma ideia nascida e criada em Paços de Ferreira.
Óculos de madeira, feitos à mão. Cada par é único e original.
Vejam a precisão do corte neste vídeo de apresentação. Espectacular!





NaturaLook ~ Presentation from NaturaLook on Vimeo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

World Press Photo 2013

Crianças a jogar à bola, em Dulombi, Guiné-Bissau.
Fotografia de Daniel Rodrigues.
Fotografo português, distinguido pelo júri na categoria de "Vida Quotidiana".
Para ver no Museu da Electricidade, em Lisboa, até 26 de Maio.