quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como tornar-se um leitor em 10 passos

A Pó dos livros é uma livraria em Lisboa, daquelas à antiga, em que o senhor que está ao balão é o dono da loja, que sabe do que fala e ama os livros que vende. Este livreiro tem feito tudo para sobreviver à crise: criou uma zona de café, dinamiza cursos, encontros e palestras na livraria, passou a abrir ao domingo e tem uma loja vintage onde compra e vende livros usados.
Admiro a sua resiliência, divirto-me com os textos que escreve e partilho a sua paixão pelos livros.
 
Hoje, que começa a Feira do Livro de Lisboa, deixo aqui os conselhos que ele publicou há uns tempos. Para estimular quem gosta de ler e para incentivar quem ainda não descobriu este prazer.
 
1.º – Escolha uma data para começar a ler e respeite-a.

2.º – Evite começar por livros considerados literatura light, pois embora o nome seja encorajador não reflecte de todo a realidade e pode destruir a melhor das intenções.

3.º – Livre-se de todos os telemóveis, ipad, playstation, dvd e afins que tenha por perto.

4.º – Depois de começar a ler não pode parar sem, pelo menos, chegar ao fim do primeiro capítulo; deixá-lo a meio aumenta consideravelmente o risco de desistir antes mesmo de ter começado.

5.º – Para se auto-motivar, pense, muitas vezes, em todos os benefícios da leitura.

6.º – Evite a proximidade de pessoas que estão a bocejar e deitadas no sofá a ver os programas de televisão que passam em horário nobre.

7.º – Peça ajuda a um profissional - pode ser um livreiro, um editor, um professor, etc. – ou participe em fóruns e blogues da especialidade. Estas comunidades de leitores ajudá-lo-ão a integrar-se mais facilmente na sua nova realidade.

8.º – Mude de hábitos, a fim de evitar locais onde possa conviver com pessoas completamente desinteressantes.

9.º – Não faça pausas muito grandes e complemente-as com a leitura de um jornal, revista, de banda desenhada ou de uma história infantil.

10.º – Parabéns. Se chegou até aqui é porque já é quase um leitor. No entanto, evite os entusiasmos exagerados, como, por exemplo, passar a considerar-se um intelectual.
 
Boas leituras

Sem comentários:

Enviar um comentário